Tuesday, January 5, 2010

Janelas I

No Inverno, as horas de luz solar são muito escassas. Em Portugal andamos aborrecidos por sairmos do trabalho às 18h e já ser de noite... pois, aqui na área de Estocolmo, às 3 da tarde já está escuro! Já para não falar que os dias de céu azul e sol a brilhar são muito mais raros.

Acho que deve ser por isso que nestes países mais a norte, o uso de estores é muito raro e a maioria das casas (incluindo apartamentos) nem têm!

Seja de noite ou de dia as janelas estão “descortinadas” para o mundo. Para uma nativa do sul da Europa isto parece muito estranho, e vocês compreenderão porquê. Chega a certa hora, toca a baixar os estores, fechar tudo muito fechadinho, não vá o vizinho ou algum outro com piores intenções espreitar a nossa intimidade.

Lembro-me agora do que disse uma amiga minha quando se mudou de Portugal para o norte da Holanda: «…a casa é óptima, mas as janelas são tão grandes (e sem cortinas), parece que vivo num aquário!»

Devido a este hábito, as decorações nas janelas são muito ricas e variam com a estação do ano. No Natal as luzes dominam, claro! Eis dois exemplos em casa dos pais do Tore, que podiam ter sido tirados de qualquer outra casa sueca:





Penso que este pormenor das janelas abertas/fechadas contém alguns pontos importantes que distinguem estas culturas, na sua forma de estar e encarar a vida. Ao deixarem as suas janelas abertas não só esperam a entrada dos raros mas preciosos raios solares (e dos astros nocturnos), como também transmitem a confiança que há no Outro. Nos países do norte, não se vêm os muros altos e os arames farpados que para nós são normais e necessários (pensamos nós!). Alguns estarão a pensar que será “por motivos de segurança”… aqui também há crime, gangs e tudo o mais, mas mesmo assim as pessoas preferem não estar aprisionadas dentro das próprias casas.

Dá que pensar… Á partida uma coisa simples, é afinal um assunto “com pano para mangas”. Foi então “Janelas I”.

4 comments:

  1. Bem visto!

    Não gosto nada de cortinados e ainda nem tenho na casa nova, mas de facto quando chega a noite e se acendem as luzes dentro de casa, lá vou eu baixar os estores para ninguém espreitar! É cultural, somos um povo cusco.

    Mas aqui com tanta luz seria complicado não termos estores, eu pelo menos gosto de dormir com tudo escuro, se não os tivesse iria acordar assim que nascesse o dia! Ui!!!

    ReplyDelete
  2. Exacto, somos cuscos e muito desconfiados :) já há uns tempos vi uma dessas estatísticas que fazem para comparar os países da UE, e Portugal estava no 2º ou 3º lugar dos mais desconfiados.

    Quanto ao dormir, os quartos em geral têm cortinas :)

    ReplyDelete
  3. Eu que gosto de andar nu por casa aí estava feito, ou os vizinhos é que estavam, não sei.

    Mesmo há uns dias um amigo meu que está a viver na Holanda me estava a falar sobre isto mesmo.

    ReplyDelete
  4. Quando tive em Amesterdão isso foi uma coisa que me fez confusão. Via tudo para dentro da casa das pessoas. E tanto homens como mulheres não se faziam rogados, isto foi em Agosto e havia uma vaga de calor, andam todos practicamente nus em casa
    Diria que é uma questão de hábito. :P

    ReplyDelete