Tuesday, January 19, 2010

Frio o dia inteiro

A propósito de um artigo que saiu hoje no jornal O Público:
«Um terço dos portugueses sem meios para ter a casa quente»
(clicar para lêr o artigo)

É comum perguntarem-me se não morro de frio quando estou na Suécia. A resposta é: NÃO.
Frio tenho eu quando estou em Portugal! As casas, as escolas e a grande maioria dos locais de trabalho são frios, e o que acontece em Portugal, é que sentimos frio (e os ossos gelados!) durante o dia inteiro.

O artigo do Público fala da questão da possibilidade de pagar ou não a conta do aquecimento.
Penso que não é assim tão simples... não é só se temos ou não dinheiro para pagar a conta da electricidade ou da madeira para a lareira. A questão reside essencialmente na qualidade das construções. É um problema de raíz! Mesmo que haja um aquecedor por divisão, em Portugal nunca é o suficiente, pois o calor acaba sempre por escapar...

Pelo contrário, na Suécia (por exemplo), as casas são construidas com isolamento apropriado (seja nas paredes, tecto, chão, janelas...tudo!_e nem por isso as casas são mais caras, até pelo contrário) e depois basta ligar uns aquecedores e a casa fica quentinha. Não há a questão do calor se escapar pelas janelas, pelas paredes de tijolos e até por debaixo da porta! Só se sente o frio quando se vai à rua. Já para não falar de que as paredes não estão cobertas de azulejos nem o chão de tijoleira...

Nunca há o problema dos pés e mãos geladas quando estamos a trabalhar, seja em casa, seja na escola ou no escritório. Até quando tomo banho sinto a diferença... em Portugal saio da banheira a tremer :)

No comments:

Post a Comment