Tuesday, November 9, 2010

O primeiro nevão deste Inverno!

Hoje caiu o primeiro nevão. Até ontem tínhamos as cores do Outono, na paleta de vermelhos, laranjas e amarelos, mas hoje acordámos com hoje tudo coberto de branco! Tirei algumas fotografias, mas o tempo está muito agreste, e não ficaram grande coisa...


Todos os anos, a partir de 1 de Novembro já se pode mudar os pneus para os pneus de Inverno, mesmo sem neve. No entanto há sempre aqueles que deixam para a última, e hoje foi um pequeno caos nas estradas... Um pouco como em Portugal com as primeiras chuvas, mas em condições mais extremas!


Faça chuva ou faça sol (ou neve!) há sempre bicicletas na estrada. E nada demove os suecos de fazer o que fazem normalmente, mesmo debaixo de uma tempestade de neve. Raramente cortam estradas e nunca ouvi falar de fecharem escolas.

Espero conseguir melhores fotos nos próximos dias!

Sunday, October 10, 2010

Let the right one in

Låt den rätte komma in
2008






Är du vampyr?

Sunday, October 3, 2010

Sverige

A decisão está tomada: no fim do ano muda-mo-nos para a Suécia/Sverige. E não é por causa da crise! :-) ...consequentemente, o "bloco de notas" vai ficar também mais activo!
Apeteceu-me então fazer uma pequena lista de "quick facts" sobre a Suécia e alguns dos seus ilustres habitantes!

A Suécia é um país imenso, mas o número de habitantes (9,354,462) é inferior ao de Portugal (11,317,192). Mais espaço e menos gente, nice!

Em Estocolmo, o sol pode brilhar durante 18 horas nos dias do fim de Junho (Solstício de Verão), mas apenas 6 horas no fim de Dezembro (Solstício de Inverno)...

Vädersolstavlan, a mais antiga representação conhecida de Estocolmo.

Não há euros nem república. A Suécia é uma monarquia e a moeda de troca é a coroa sueca...

Carl Linnaeus (1707-1778) (a personal favourite!) e Anders Celsius (1701-1744) são dois dos muitos intelectuais suecos e da Universidade de Uppsala, uma das mais antigas da Europa (do "Grupo de Coimbra").

Um grande favorito: o realizador Ingmar Bergman (1918-2007), aqui representado pelo fabuloso filme The Seventh Seal/Det sjunde inseglet (1957):



Depois, temos um país com pedras inscritas por todo o lado, com as famosas e sempre fascinantes escritas antigas, as Runas (prometo um post sobre este tema, muito em breve!)



E claro, a super popular Pipi das meias altas (Pippi Långstrump), que também é uma ilustre sueca!


Ficam aqui uma leves pinceladas sobre um pais tão rico e interessante como é a Suécia. Agora só nos falta encontrar a casa e fazer as malas!

Thursday, June 3, 2010

Millesgården

Sem me alongar muito em palavras, quero partilhar convosco a minha visita de ontem ao Millesgården, situado em Lidingö, uma das ilhas do arquipélago de Estocolmo. Esteve um dia espectacular, e não podia ter tido melhor dia de descanso!

A primeira escultura que vejo: a loba capitolina com o Rómulo e o Remo. Original em Roma.


A Vénus e a casa do casal Milles (ele escultor e ela pintora).


Pormenor do candeeiro...


The Sun Singer no topo das escadas... e visto de quase todo o lado!






Algumas das esculturas mais emblemáticas de Carl Milles:


Man and Pegasus!

Poseidon. Man and Pegasus ao fundo.

...e a mais emblemática escultura de Carl Milles: The Hand of God.




Saturday, May 8, 2010

Mas já é Primavera!

A ideia deste blog surgiu como «O pequeno diário do meu Inverno na Suécia 2010 AD». Passado o Inverno, e de regresso à Pátria, deixei de partilhar convosco algumas das minhas anotações sobre a Suécia.

Pensava eu que ninguém lia isto, mas comecei a receber reclamações por não manter o blog!!

Decidi então voltar ao "bloco de notas" e, de forma mais ou menos regular, irei aqui deixando alguns dos meus pensamentos sobre este tão interessante país escandinavo.

Muito obrigada pelas vossas visitas e comentários!


PÃO

Uma das coisas que é sempre diferente de país para país é o pão. O modo de fazer, quando e como comer, etc, etc.

Na Suécia, o pão mais comum é o que nós em Portugal chamamos de tostas. Em inglês fica "crisp bread" e em suéco "Knäckebröd".



As formas e sabores são imensos e come-se também das mais variadas maneiras. O que é mais curioso é que se deixarmos este "crisp bread" exposto ao ar, na Suécia não fica mole e mantém-se estaladiço como tirado do pacote. Já em Portugal (clima MUITO mais húmido) ficam logo as tostas todas moles e mais parecem um bocado de cartão!

Na Suécia (clima SECO) este é um tipo de pão bastante prático pois dura bastante tempo e está sempre disponível no cestinho do pão!







Estes são alguns exemplos, mas há muitos tipos!! E claro, também há o outro tipo de pão, mas em Portugal essa é a nossa especialidade :-)

Thursday, March 4, 2010

Stuff

Ontem à noite estive a ver este video... gostaría que dessem 21 minutos do vosso tempo e vissem também. E depois pensem nisso! "We always want MORE stuff!"

Wednesday, March 3, 2010

Caminhada no lago (congelado)

Como em toda a Europa, o frio têm-se mantido "firme e hirto como uma barra de ferro". As estradas têm estado muito perigosas e os comboios têm ficado parados, pois apesar de as linhas estarem limpas de neve, os comboios têm dificuldade em travar por causa do frio!
Esta é a última semana do meu Inverno na Suécia e vou tirar uns dias de descanso antes de voltar a Portugal. Aqui ficam umas fotos!!

Por todo o lado há sítios para fazer ski, basta ter o equipamento... que ainda não tenho :( é giro que os miúdos fazem ski como nós andamos de bicicleta. Aprendem de pequeninos!

Ora, isto é o bar! Reparem que é um balcão feito de gelo... vejam o ketchup, e pessoal a fazer cachorros quentes. Cada um usa o material que tem!

Quase todos os caminhos pedestres são dentro de florestas. A sorte é que de vez em quando aparecem uns sinais e não nos perdemos...

Ao fundo o lago Malaren! Totalmente congelado :)

No lago...

E por debaixo da neve: o lago congelado!
Os pescadores conseguem perfurar o gelo e pescam com umas amostras esquisitas, heheh, um bocado diferente da pesca em Peniche :)

Mais uma imagem do winter lake:

E agora vou dar uma volta antes que fique escuro. Estão só -6ºC ;)

Saturday, February 20, 2010

Mundos paralelos I

Esta noite sonhei com a Pussy. Estava vivinha da Silva e claro, a chatear-me no sofá. Comecei a fazer-lhe festas, tantas e com tanta força que começaram a aparecer umas pulgas gigantes e difíceis de matar! Coisa horrível! Mas a Pussy estava toda contente a ronronar, sem se importar com nada. Eu também acordei toda feliz por ter sonhado com ela... mas a pensar, que raio, será que existem pulgas gigantes?



Pelos vistos sim. E cães voadores também...

Monday, February 15, 2010

...

Ainda me perguntam se não tenho frio na Suécia!

Portugal é um dos países da UE onde mais se morre de frio

Excerto do artigo do jornal O Público (15.02.2010):
«De acordo com a investigação, que analisou as potenciais causas da mortalidade no Inverno em 14 países europeus, “Portugal tem a maior taxa (28 por cento) de excesso de mortalidade no Inverno”, seguido de Espanha e Irlanda, ambos com 21 por cento.

O trabalho sublinha um dos paradoxos da mortalidade no Inverno: “As maiores taxas de mortalidade ocorrem geralmente em países onde o Inverno é menos severo e onde deveria haver menos potencial/tendência para casos de gripe e para a mortalidade relacionada com a gripe”. “Os países com climas mais temperados tendem a ter baixa eficiência térmica nas habitações e por isso é mais difícil manter estas casas quentes quando chega o Inverno”, refere a investigação.»

...

Saturday, February 13, 2010

Snow business!


"Every cat owner remembers the first time their cat sees snow."

e já agora o meu favorito! :)

Wednesday, February 10, 2010

Conduzir na neve

Já cá vim diversas vezes no Inverno, mas só desta vez arrisquei a conduzir com as estradas completamente cobertas de neve... não é nada de mais, mas há que saber alguns truques.

Depois, há outras coisas que aqui são obviamente diferentes. Por exemplo, em Dezembro, todos os carros têm de ter os pneus de Inverno. Na Primavera mudam novamente, pois os pneus de Inverno fazem o carro gastar mais combustível, o que nem é bom para o ambiente nem para a carteira. E claro, há sempre limpa neves a trabalhar, e areia para por nas estradas.

Uma coisa que achei engraçada (e esperta!) é que sempre que o carro está ligado, as luzes médias estão ligadas. Quando desligamos o carro as luzes desligam-se automaticamente. É obrigatório circular com as luzes ligadas, mas não há o risco de nos esquecermos delas (nem para ligar, nem para desligar!). Smart swedes!

Por causa do ambiente tão branco, os sinais de trânsito têm sempre o fundo amarelo (em Portugal estes são os nossos sinais temporários, que aqui não se distinguem).

(Um dos sinais clássicos, hehe, a fotografia não é minha...)


Ah, outra coisa gira, mas que não é exclusiva da Suécia (já vi na Alemanha e na Holanda, por exemplo). Quando o sinal passa de vermelho para verde, passa antes pelo amarelo. É bastante prático para ter o carro pronto para arrancar quando fica verde, e evitar o impacientezinho atrás com a buzina... aliás, é raro ouvir a buzina aqui.

Também é curioso, que aqui na Suécia É PERMITIDO falar ao telemóvel quando se conduz! Deve ser porque aqui respeitam os sinais de transito e sobretudo a velocidade. Se o limite é 70, vão todos a 70 e não a 120 ou 150...

Mas pronto, isto não tem nada haver com conduzir na neve, é só uma curiosidade :-)

Tuesday, February 9, 2010

Dia de folga

Tenho estado a trabalhar incessantemente no meu mestrado, e já há coisa de um mês que não tinha um dia (um diazinho!) de descanso. Coisas para ler, inventário para acabar, projecto para apresentar, sei lá mais o quê! Mas, sexta-feira passada, com o inventário terminado, pensei: "today is the day!" e lá fui eu à cidade passear!

Apanhei o metro e saí na parte antiga da cidade de Estocolmo: Gamla Stan

Neve por todo o lado e céu azul, tive sorte!

Vêm a boia (no centro da fotografia)?! No Verão dá para tomar banho aqui... e isto é em pleno centro de Estocolmo. Águas limpas e boas para a pesca também!

Ora, uma imagem curiosa: um leão, coberto de neve e deitado sobre hierogliflos, heheh. (e não, não foram aliens ou atlantes que estiveram aqui)

Apesar do dia bonito, estava um frio de rachar. Dei então um saltinho ao Museu Medieval de Estocolmo, para aquecer e ver a cidade como era na Idade Média.

Uma das mais antigas esculturas de Cristo, aqui na Escandinávia.


Deviam ser umas 5 da tarde (4 em Portugal) quando tirei esta fotografia. Já estava escuro mas a luz no céu estava fenomenal. É uma das praças principais de Estocolmo, Sergels torg. Engraçado também o contraste das duas torres: à frente a torre moderna, e ao fundo a torre da igreja medieval...

Para terminar, comprei um livro (Pulp de C. Bukowski) e sentei-me num Pub com uma bela cerveja checa:

Staropramen (dark)

Belo dia de folga!