
Uma coisa que achei engraçada (e esperta!) é que sempre que o carro está ligado, as luzes médias estão ligadas. Quando desligamos o carro as luzes desligam-se automaticamente. É obrigatório circular com as luzes ligadas, mas não há o risco de nos esquecermos delas (nem para ligar, nem para desligar!). Smart swedes!
Por causa do ambiente tão branco, os sinais de trânsito têm sempre o fundo amarelo (em Portugal estes são os nossos sinais temporários, que aqui não se distinguem).
Ah, outra coisa gira, mas que não é exclusiva da Suécia (já vi na Alemanha e na Holanda, por exemplo). Quando o sinal passa de vermelho para verde, passa antes pelo amarelo. É bastante prático para ter o carro pronto para arrancar quando fica verde, e evitar o impacientezinho atrás com a buzina... aliás, é raro ouvir a buzina aqui.
Também é curioso, que aqui na Suécia É PERMITIDO falar ao telemóvel quando se conduz! Deve ser porque aqui respeitam os sinais de transito e sobretudo a velocidade. Se o limite é 70, vão todos a 70 e não a 120 ou 150...
Mas pronto, isto não tem nada haver com conduzir na neve, é só uma curiosidade :-)

hehehe, o moose nunca falha :o) onde ha neve ha um sinal c o moose la estampado :o)
ReplyDeleteCuidado com o Moose! E eles que são grandes e gostam de andar pela estrada. :P
ReplyDeleteAh! Mas digo-te quanto a isso dos semáforos que Viseu é que está muito à frente! Lá os semáforos têm um contador dos segundos que faltam para o verde cair (como no Japão) - é ver o pessoal a engatar a primeira ao 4 segundos! Parece que vai haver um raly! Lol
ReplyDeletehttp://www.jsmengenharia.com.br/fotos/produtos/mini_foco_contador_2.JPG (os de Viseu são mais giros que este, mas é maios ou menos isto!)
ahaha, boa, mas isso a mim dá-me um bocado de stress... parece "the final countdown"! :)
ReplyDeletePois é, na verdade é mesmo uma coisa horrível!
ReplyDelete