A ideia deste blog surgiu como «O pequeno diário do meu Inverno na Suécia 2010 AD». Passado o Inverno, e de regresso à Pátria, deixei de partilhar convosco algumas das minhas anotações sobre a Suécia.
Pensava eu que ninguém lia isto, mas comecei a receber reclamações por não manter o blog!!
Decidi então voltar ao "bloco de notas" e, de forma mais ou menos regular, irei aqui deixando alguns dos meus pensamentos sobre este tão interessante país escandinavo.
Muito obrigada pelas vossas visitas e comentários!
PÃO
Uma das coisas que é sempre diferente de país para país é o pão. O modo de fazer, quando e como comer, etc, etc.
Na Suécia, o pão mais comum é o que nós em Portugal chamamos de tostas. Em inglês fica "crisp bread" e em suéco "Knäckebröd".
As formas e sabores são imensos e come-se também das mais variadas maneiras. O que é mais curioso é que se deixarmos este "crisp bread" exposto ao ar, na Suécia não fica mole e mantém-se estaladiço como tirado do pacote. Já em Portugal (clima MUITO mais húmido) ficam logo as tostas todas moles e mais parecem um bocado de cartão!
Na Suécia (clima SECO) este é um tipo de pão bastante prático pois dura bastante tempo e está sempre disponível no cestinho do pão!
Estes são alguns exemplos, mas há muitos tipos!! E claro, também há o outro tipo de pão, mas em Portugal essa é a nossa especialidade :-)
Já exprimentei e nisto tenho de dizer: nosso rico pão português. pão saloio, pesado, alentejano, algarvio, broa do minho...pão. E quem não adora pão? É antigo e fruto da nossa capacidade de transformar e moldar a natureza.
ReplyDeleteE ainda bem que " a neve voltou à tua mão". :))
*
Por acaso costumo comprar pão semelhante a esse e adoro-o mas com doce. :)
ReplyDelete